Construtor de Muralhas

Construtor de Muralhas
Preparação de Goleiros

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Em homenagem ao dia do goleiro, 26/04/2012, entrevista do goleiro Victor ao Adidas Foot Ball


Hoje é um dia muito especial para nós que amamos a arte de defender as traves, evitar o momento máximo do futebol, máximo pra quem?? Só para os atacantes e para a torcida, pra nós o momento máximo é uma defesa quase impossível, aquela que tranca o grito de gol do adversário. Ontem tivemos um exemplo disto, no momento mais covarde do futebol pra mim que é o pênalti, os goleiros brilharam, na Europa, os monstros do gol Manuel Neuer e Iker Casillas, aqui no Brasil Diego Cavalieri. O que é isto?? Trabalho meus amigos, trabalho...  a posição evoluiu demais nos últimos anos, devido a necessidade que o futebol moderno impôs, o goleiro hoje tem q jogar com as mãos e os pés muito bem, ter muita visão e orientar a sua defesa o tempo todo, participa muito mais da partida, e é um dos fatores primordiais para garantir os resultados. Por que os goleiros evoluem muito mais que os jogadores de linha hoje em dia?? Trabalho, trabalham o dobro dos demais jogadores, e a razão disto foi a criação do cargo na comissão técnica de preparador de goleiros, este cara que muitas vezes torna-se pai, irmão, amigo, cúmplice dos goleiros, muitas vezes mais ligado ao mesmo que os próprios familiares, mas ainda somos pouco reconhecidos, e desvalorizados, assim como os próprios goleiros. Cansei de chegar em lugares e ser perguntado se eu não era o massagista ou roupeiro(não desmerecendo estes profissionais) pela falta de cultura das pessoas em saber da profissão de preparador de goleiros. Mas estes não sabem o que é você esta ali no dia dia, trabalhando diretamente com um atleta, as vezes levar mais de ano pra ver o resultado aparecer, e vibrar junto numa defesa difícil, sofrer numa falha, como se foce nós mesmos lá jogando, as vezes sofrendo até mais...mas também sentir-se muito feliz quando ver um atleta ou um pai vir agradecer em reconhecimento pelo nosso trabalho a evolução de um atleta, ou até chorar junto de alegria numa decisão de pênaltis quando seu goleiro defendeu mais de uma, garantindo a classificação( como já ocorreu comigo, hehe) . Escrevo isto neste dia como uma espécie de desabafo, torcendo pelo dia em que as coisas melhorem, e este nosso trabalho apaixonado seja devidamente reconhecido, este trabalho do dia a dia, tanto financeiramente e também com respeito por parte de imprensa,  clubes, torcida, etc. Um feliz dia dos goleiros, e dos preparadores de goleiros (lembrem-se, quase todo preparador é um ex-goleiro).
 Desculpe se tomei o tempo de alguns lendo isto, mas é algo que eu estava sentindo e resolvi compartilhar com todos, abraço e Deus abençoe a todos.  

sábado, 21 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sábias palavras...

" Chutar bola para goleiro agarrar é fácil. Treinar e preparar o goleiro técnicamente, fisicamente, psicológicamente é mais complicado e requer conhecimento. Saber orienta-lo para que possa estar apto a reagir em qualquer situação no jogo faz parte da nossa profissão que apenas as pessoas que gostam do que faz sabe a importância que isso tem em nossas vidas. " Felipe Américo.

Valorizem mais o treinador de goleiros, é um trabalho necessário no futebol moderno, um trabalho diferenciado.

O treinador de goleiros trabalha como um personal trainer. Engloba vários fatores. Não é só trabalho técnico e físico. Tem o emocional. Você começa a fazer isso no dia a dia, com conversa antes do treino, depois do treino, mostrando a qualidade do profissional, elevando a auto-estima dele, mostrando que confiamos nele. Com o tempo, você vai conseguindo que os goleiros comecem a melhorar a auto-estima, uma defesa segura depende de uma cabeça tranquila. 


Entrevista do professor Chiquinho recém contratado pelo Atlético Mineiro ( seleção brasileira, ex Grêmio )